O tubifex (Tubifex rivulorum) ou verme do lodo, como a minhoca, pertence ao Filo Annelida e à classe Oligochaeta. É um verme ou "minhoquinha" vermelha, fina como um fio, medindo de 1 a 5cm de comprimento e que produz um tubo no qual vive e se esconde ao menor sinal de perigo.
Considerado um dos melhores alimentos, principalmente para peixes de aquário, tanto de água doce quanto de água salgada, é muito rico em gorduras. Tem, no entanto, um defeito grave que é o de eliminar, junto com as fezes, uma substância ácida que pode fazer baixar o pH do ambiente ou da água, tornando-a mais ácida. Por esta razão, antes de ser colocado para os animais, deve ser bem lavado e posto em pequenas quantidades no aquário, para que seja ingerido o mais rapidamente possível.
O melhor é colocar os tubifex em comedouros especiais, dos quais vão saindo aos poucos, sendo logo devorados pelos peixes ou outros animais aí existentes. Devem ser dados aos peixes somente duas vezes por semana.
Para peixes e outros animais muito pequenos, os tubifex podem ser picados em pequenos pedaços, de acordo com o tamanho dos animais que os devem comer.
Como são vermes que vivem principalmente em esgotos e em lamas, locais esses sempre contaminados ou poluídos, não devemos segurar os tubifex diretamente com as mãos. Devemos, para isso, segurá-los com luvas ou com pinças, para evitarmos algum possível problema, como infecções nas mãos.
Os tubifex vivem normalmente em colônias de centenas ou de milhares de indivíduos movimentando-se sem parar, em esgotos, areias ou lodo, nos quais se enterram, desaparecendo ao menor perigo.
O melhor é comprá-los em casas especializadas, nas quais são encontrados sempre mais limpos. Só devem ser dados vivos aos animais, o que é fácil de se verificar, porque os vivos são vermelhos, enquanto que os mortos ficam brancos.
A grande maioria dos peixes come tubifex com avidez, tanto vivo e inteiro, quanto em pedaços (para os menores). Também as rãs, sapos, salamandras e outros animais os apreciam bastante. É um dos alimentos vivos mais comumente usados para a alimentação de um grande número de animais.
Coleta
Pode ser encontrado e capturado com facilidade em seu ambiente natural, ou seja, esgotos e outros locais, dentro da lama, mas sempre em locais ricos em matéria orgânica e bem arejados. Vários são os métodos utilizados para a captura como, por exemplo, os seguintes:
- Pegamos uma certa quantidade de lama e a examinamos para veificarmos a existência de tubifex e a sua quantidade. Fazemos, então, pelotas com essa lama e as deixamos. No dia seguinte, elas estão secas por fora e os tubifex se reúnem, formando uma verdadeira bola em seu interior. Abrimos, depois, a lama e retiramos os vermes, uma verdadeira massa ou novelo bem limpo. Esta é também uma forma para conservarmos tubifex por muitas semanas, desde que a lama seja molhada, sempre;
- Retiramos uma certa quantidade de lama e a lavamos com água, de preferência com um esguicho fraco. A lama vai saindo aos poucos com a água e os vermes vão ficando no recipiente em que colocamos a lama. É preciso, no entanto, que a lama seja colocada em uma vasilha com fundo de tela bem fina, para que os vermes não passem por ela e se percam;
- Colocamos a lama sobre uma superfície quente. O calor vai se irradiando de baixo para cima e os vermes, quando o sentem, vão subindo para a superfície, sendo capturados com facilidade.
autor: Redação RuralNews
data: 24/06/2013
data: 24/06/2013
0 comentários:
Postar um comentário